quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Paróquia Nossa Senhora da Luz (Pelotas) - I

Pintura da fachada da Capela de Nossa Senhora da Luz construída entre 1899 e 1908.
Criação
A Paróquia Católica de Nossa Senhora da Luz foi criada em 28/04/1912, logo após a criação da Diocese de Pelotas.
Foto da fachada da Capela de Nossa Senhora da Luz antes de sua demolição em 1968. 
Origem
A Paróquia teve sua origam na Capela de Nossa Senhora da Luz, mandada erguer pelo capitão de barco José Fernandes da Victória Santos que teve problemas perdendo praticamente a visão. Com Fé, prometeu a Nossa Senhora da Luz erguer a capela em honra da Virgem se fosse curado. O milagre de cura aconteceu em 1821 e para cumprir a promessa obteve do capitão de ordenanças João José Teixeira de Araújo o terreno necessário para a obra (hoje na Rua Padre Anchieta, nº 3560, zona norte de Pelotas). Em 1824 a capela já funcionava, estando ligada à Matriz de São Francisco de Paula (atual Catedral de Pelotas).
Interior da Capela em 1968, foto mostra a porta
Interior da Capela em 1968, foto mostra o altar
       


















Limites
Inicialmente foi constituída por partes do Curato da Catedral de São Francisco de Paula e a antiga Paróquia de Capão do Leão (que abrangia as antigas freguesias de Santo Antônio da Boa Vista e de Nossa Senhora da Consolação do Boquête da Serra da Buena). Sua área era extensa e abrangia praticamente toda a zona rural do município de Pelotas. Seus limites iam do Canal São Gonçalo, Estação Cerrito, Capela da Buena, Arroio Corrientes, Lagoa dos Patos, Avenida Domingos de Almeida. Ao longo do tempo, novas paróquias foram sendo criadas e desmembradas do território original.

Mapa com os limites atuais da Paróquia de Nossa Senhora da Luz: Avenidas Dom Joaquim, República do Líbano, São Francisco de Paula, Domingos de Almeida, Ruas Padre Felício, Barão de Santa Tecla e General Osório. 


Situação atual
Atualmente possui três comunidades: a Matriz de Nossa Senhora da Luz, Comunidade Sagrada Família e Comunidade São Roque.

Atual Igreja que substituiu a de 1908, foto feita antes da colocação de grades na calçada.
Fonte: Informações e fotos colhidas na Secretaria da Paróquia (2014).

4 comentários:

  1. A prova que o modernismo faz mal à religião. Vejam como era lindo o prédio da matriz e vejam como ficou. Só pra caber mais gente, mas durante a semana, mas tem Missas que vai pouca gente.

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que mudaram, era maravilhosa... Pelotas tem uma arquitetura lindíssima, fez parte do Brasil colonial e hoje está praticamente jogada, fiquei muito triste de ver ela assim sem ser conservada...😔

    ResponderExcluir
  3. Foi lá, na capelinha original, que fiz minha primeira comunhão com Deus em 1959. Estudava no Grupo Escolar São Vicente de Paula.

    ResponderExcluir
  4. Alguns não consideram epocas e populaçao da cidade.

    Em 1900 a populaçao da cidade era de pouco nais de 40 mil , hoje a populaçao é de aproximadamente 400 mil pessoas e toda região metropolidade ,cerca de 600 mil pessoas.
    Hora, a antiga igreja até poderia ser preservada pelo patrimonio público, mas não caberia a quantidade de fiéis desta epoca.

    Com muito orgulho, jovem ainda, participei das instalaçoes eletricas da nova edificação.
    Através de um convênio da Fundaçao Gaucha do Trabalho, Prefeitura e Diocese, a instalaçao fazia parte do curso de instalaçoes elétricas.
    Deve ter fotos do final de 1968.

    ResponderExcluir