segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Arroio do Padre



Arroio do Padre
Foi uma das principais colônias pelotenses, sendo fundada pela sociedade formada por Guilherme Bauer e Augusto Gerber. Parte do atual município (a Picada Cerrito) pertencia a São Lourenço e parte pertencia a Pelotas (Arroio do Padre I). O espaço depois passou a pertencer ao Distrito de Santa Silvana (antigo 6º Distrito de Pelotas). Em 1967, passou a formar o 10º Distrito de Pelotas com o nome de Arroio do Padre.

Emancipação
Município foi emancipado de Pelotas em 17 de abril de 1996 e a instalação da prefeitura se deu em 01 de janeiro de 2001. 

Gestão
Período
Almiro Buss
2001 – 2004
Gilnei Fischer
2005 – 2008
Jaime Alvino Starke
2009 – 2012
Leonir Aldrighi Baschi
2013 – 2016


Brasão 
O Brasão tem escudo latino e apresenta o arroio que dá nome ao município, a casa que representa as moradias dos povoadores, as árvores representam a vegetação da região, a igreja representa a forte presença da fé cristã, a vaca leiteira que representa a pecuária como uma das principais atividades econômicas, os ramos de milho e de tomate representam as principais atividades agrícolas. Foi criado por Vera Schiller.

Origem do nome
A origem é controversa e nenhuma é comprovada. Ainda falta pesquisa para esclarecer o nome.
A versão dos moradores é de que um pastor da Comunidade de Arroio do Padre I teria fixado moradia perto do arroio e por isso a localidade passou a ser conhecida. Alguns ainda dizem que um padre que visitava a região realizando casamentos e batismos, ou até mesmo um pastor, teria caído nas águas do arroio que havia transbordado devido a fortes chuvas. Essa versão foi confirmada como sendo da oralidade do povo pela Sra. Renilda Vahl Bohrer que a narrou ao Irmão Jacob Parmagnani em 2001.
Outra versão é de que as terras em volta do Arroio teriam pertencido ao primeiro administrador da Real Feitoria de Linho Cânhamo de Canguçu Velho – o Padre Francisco Xavier Prates. A Feitoria foi criada em 1783 e em 1789 foi transferida para São Leopoldo. O Padre era irmão de Paulo Xavier Rodrigues Prates, depois proprietário da região da cidade de Canguçu e da ilha hoje da conhecida por Feitoria em Pelotas. A família e outras vieram para a região depois da retomada de Rio Grande pelos Portugueses em 1776. O padre Prates era cunhado de Manuel Marques de Sousa, militar ativo na expulsão dos espanhóis da Vila de Rio Grande em 1º de abril de 1776. Ali foram assentados os primeiros povoadores de Canguçu. Essa versão, embora baseada em fatos históricos, mas ainda não comprovada. Os indícios e suposições provêm de um mapa elaborado por Alberto Coelho da Cunha, funcionário público de Pelotas no início do século XX. Além, disso, o Padre Prates teria falecido por volta de 1784 e não teria vivido nas terras do Arroio do Padre. 
Outro candidato a ser o "padre", é o Padre Pedro Pereira Fernandes de Mesquita, conhecido por "Padre Doutor". Pedro nasceu em 1729 em Colônia do Sacramento, atual Colonia, no Uruguay, filho de Vicente Pereira e Madalena Martins Pinto de Mesquita. Em 1742 estaria no Rio de janeiro, e no Colégio da Comapnhia de Jesus teria estudado lógica (por volta dos 12 anos!). Em 1748 entra para a Universidade de Coimbra, em Portugal, onde forma-se em julho de 1752, no curso da Faculdade de Cânones. Pessoa culta e com grande estima na Cúria do Rio de Janeiro. Não se sabe quando foi ordenado (possivelmente em 1754). Também, não há certeza onde viveu até ser nomeado capelão em Colônia onde ficou até ser demitido em 1758. Ainda era sacerdote em Colônia quando esta foi conquistada pelos espanhóis. Sendo preso foi levado com a população de Colônia para Buenos Aires e após foi para Rio Grande. Em 1783, foi nomeado pároco da Freguesia de São Pedro, em Rio Grande. E em 1793, deixou o cargo para tornar-se Vigário da Vara até 1805. Tinha terras na região de Pelotas e passou seus últimos dias no Cerro de Santana (no atual município Capão do Leão). Antes de falecer em 27/08/1813, distribuiu suas terras para os sobrinhos Felício, Hipólito e José Saturnino. Na biografia de Hipólito da Costa, escrita por Mecenas Dourado, o Irmão Jacob Parmagnani leu uma menção sobre a memória folclórica de um "Arroio do Padre Doutor". Porém, no blog de Arthur Victoria, pesquisador sobre Capão do Leão, podemos ver em seus artigos que o Arroio São Tomé passou a ser conhecido por "Arroio do Padre Doutor". Logo, talvez ainda não seja também a versão correta. Aguardemos as pesquisas dos historiadores no assunto...

Sobre a formação da povoação
Em 1868 havia 42 famílias alemãs em 50 lotes distribuídos em 3 picadas.
Em 1900 já havia 67 famílias distribuídas em 74 lotes.
Há uma possibilidade de ser o núcleo Bismark a origem do Arroio do Padre em 1867/1868 em terras compradas por Guilherme Bauer a Guerino da Silva Vinhas e Maria Guilhermina em 20/12/1870.
Ali, haveria os 30 primeiros lotes.
Em 1875, Augusto Gerber e Valentim Bauer compram terras a Vicente Cipriano de Maia em 05/10/1875. A partir dessa data, o núcleo original teria se expandido para as terras de 1875 e também para 2 outras áreas compradas por Jacob Rheingantz a Manuel Mathias da Terra Velho em 1871. Esta última para os lados do Arroio Pimenta. Essas três áreas aumentaram em mais 50 lotes.


Localidades
Entre as localidades do município encontram-se:
Bairro Centro
Arroio do Padre I
Bairro Benjamin Constant
Bairro Brasil para Cristo
Bairro Leitzke
Bairro Progresso
Colônia Progresso
Bairro Cerrito
Colônia Cerrito (Picada Serrito)
Colônia Santa Coleta
Picada Bonita
Colônia Santa Silvana II
Picada Arroio Grande
Colônia Bismark
Colônia Oliveira I
Colônia Municipal
Colônia Sítio
Picada Chaves
Arroio do Padre II
Picada Lopes
Colônia Aliança

Expansão da Colônia Arroio do Padre
Núcleo
Comprador
Antigo proprietário
Data da venda
Lotes
Núcleo Cerrito
Jacob Rheingantz

1868
53
Núcleo Arroio do Padre (I)
Guilherme Bauer e Augusto Gerber

1868
20
Núcleo Bismarck
Guilherme Bauer
Guerino da Silva Vinhas e Maria Guilhermina
1870
30
Núcleo Arroio do Padre (II)
Augusto Gerber e Valentim Bauer
Vicente Cipriano de Maia
1875
30
Núcleo Arroio Pimenta
Jacob Rheingantz
Manuel Mathias da Terra Velho
1871
10



Principais famílias povoadoras em Arroio do Padre
Baasch
Baldemanerque
Baltz
Bauer
Bauermann
Behling
Beiersdorf
Beskow
Bonow
Bohrer
Borel
Born
Braun
Braunner
Drawanz
Ebeling
Einhardt
Fischer
Fiss
Gerber
Griep
Gruetzmann
Haerter
Heller
Hellwig
Hirdes
Holz
Jansen
Kaster
Kohls
Krach
Lang
Leitzke
Loeck
Maas
Mackdanz
Manske
Marten
Milech
Muller
Nornberg
Ott
Perleberg
Pieper
Raasch
Radmann
Redu
Ritter
Roschild
Roepke
Rusch
Rutz
Scheunemann
Schild
Schmidt
Schoeder
Scholl
Schuch
Storch
Tessmann
Timm
Uecker
Vahl
Voigt
Waldow
Weiser
Wendt
Wickboldt
Wulff





Fontes:
BEIERSDORF, Cássia Raquel; BAYSDORF, Nataniel Coswig. Arroio do Padre: nosso espaço, história e cultura. Pelotas: Ed. Universitária UFPel, 2010.

FETTER, Leila Maria Wulff. A colonização ocorrida na área rural de Pelotas na segunda metade do século XIX. Pelotas: UCPel, 2002. Dissertação de mestrado - Anexo 6: Fichas relativas aos núcleos coloniais e seus promotores, páginas 1493 a 1501.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arroio_do_Padre, acessado em 12 de janeiro de 2015.

http://capaodoleao.blogspot.com.br/2006/03/9-primeiras-sesmarias.html, acessado em 15 de janeiro de 2015

PARMAGNANI, Jacob José, Irmão Lassalista. Padre Doutor Pedro Pereira Fernandes de Mesquita. Porto Alegre: Gráfica La Salle, 2002.

14 comentários:

  1. meu avó veio do boqueirão são lourenço e era Milech,meu bisavó veio da Alemanha nada achei sobre esta família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rozani, posso tentar ajudar, escreva para meu email leandrobetemps@gmail.com

      Excluir
  2. Olá, Leandro. Tudo bem? Estou pesquisando sobre minha família (Peglow, Lilge, Nachtigall e Müller) e no óbito do meu tetravô consta Cemitério Picada Lopes. Procurando no Google só achei tal nome em teu site. Por acaso saberia me dizer dos cemitérios da região? Grata desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane, se puderes escreve para meu email pessoal com mais informações sobre os teus familiares para eu tentar localizar algum registro deles (manda nomes, datas e locais). Abraço

      Excluir
    2. Oii, meus bisavós tinham esse sobrenome (Lilge) e vieram de São Lourenço do Sul eram Otto Lilje e Ana Guilhermina Lilje, se você conseguir alguma informação, por favor me mande, eu tenho uma curiosidade sobre meus bisavós, descobri recentemente pela minha mãe que ambos vieram da Alemanha mas foram morar em alguma colônia em São Lourenço do Sul e nada mais sei.

      Excluir
  3. Oi Leandro, neste domingo agora faremos um passeio a Morro Redondo. Vou levar minha mãe, segunda ela nasceu perto em Santa Coleta, ela tem 93 anos, mas acha que tem 18, em plena lucidez, faz até nataçao. Gostaria muito de leva lá nesta colônia, onde foi enterrada sua mae Hilda, podemos não achar nada, mas só em achar Santa Coleta estaremos felizes. Podes me ajudar? Meu whaty 53 999283419 minha mãe chama se Frida Lass meu e-mail correto jaque_hornes@hormail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaque desculpe vi tarde seu comentário. Enviei para seu email.

      Excluir
  4. Para o anônimo aí de cima. Na Santa Coleta, que é fácil de achar tem um cemitério antigo, com algumas identificações, mas não lembro desse sobrenome na região. Mas, cuidado, Santa Coleta não tem nada a ver com Morro Redondo. De qualquer sorte, se vais fazer o passeio mesmo, do Morro Redondo, vá depois pela Colônia Maciel para o Arroio do Padre.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro ,acabei de encaminhar um email para ti. A localidade da família é cerrito alegre

    ResponderExcluir
  6. Olá Leandro, você teria alguma informação sobre a origem da família Nachtigall?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nachtigall é família originária da Saxônia (Sachsen). Friedrich Nachtigall era um serralheiro que chegou em São Lourenço do Sul em 1858 vindo de Osterfeld, Saxônia. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá, bom dia prezado Leandro. O fundador da antiga Colônia Bismarck foi o meu bisavô materno Wilhelm Bauer (avô de minha mãe). Como se chama atualmente a antiga Colônia Bismarck? Muito grato. At.te, ELHammes

    ResponderExcluir